Alunos de Guido Pascoli

Em pesquisa na internet, tenho encontrado diversas matérias envolvendo alunos de Guido Pascoli. A medida que for encontrando, estarei relacionando abaixo estes ilustres profissionais.

Jonas Caldas, 
Luthier brasileiro de renome internacional, começou  a aprender a arte da lutheria quando tinha 15 anos, no período em que foi interno da antiga Funabem, no subúrbio do Rio de Janeiro. Como sua mãe era empregada doméstica e não tinha como sustentar os quatro filhos, seu patrão sugeriu que ela encaminhasse as crianças para a instituição. O curso de lutheria na Funabem só oferecia duas vagas para mais de mil meninos. Foi lá onde Jonas Caldas fez o curso com o professor Guido Pascoli, durante três anos. Jonas obteve reconhecimento internacional quando um músico brasileiro que foi tocar em Stuttgart, na Alemanha, mostrou a um luthier alemão uma viola de gamba (instrumento antigo de arco com trastes e seis cordas) feito por Jonas. Encantado com a peça, o artesão o convidou para trabalhar com ele na Alemanha, em Sttutgart, por um ano. Desde então os instrumentos doluthier brasileirovêm  encantando músicos do mundo inteiro.
Leia a matéria completa em http://pt.scribd.com/doc/39277801/caderno-valores-da-musica-1
 
Fernando Cardoso
A música sempre esteve dentro da minha casa. Minha tia avó era violinista, meu pai violonista e meu irmão mais velho violoncelista. Quando eu estava prestes a terminar o 2° grau, com 17 anos de idade, fui fazer um curso de extensão na Universidade Federal da Bahia a fim de aprender música. Estando lá, surgiu uma vaga para o curso de Luthier, no Rio de Janeiro, ministrado pelo maestro Guido Pascoli, que lá fundou a Escola de Luteria do Brasil. Inscrevi-me no curso, fui aprovado nas entrevistas e mudei de Salvador para o Rio de Janeiro. Conclui o curso em 1986, obtendo a formação de mestre em Luteria.
Leia a matéria completa em http://www.jornaldaslajes.com.br/integra/integra.asp?p=entrevista&codigo=5


Joaquim Pinheiro
Teve seu primeiro contato com música antiga na década de 70, quando estudou viola da gamba com Mirna Herzog. Em 1976 fez sua iniciação em luteria com Guido Pascoli na oficina da Funarte (Palácio do Catete).
Leia a matéria completa em http://www.musicantiga.com.br/joaquim-pinheiro.htm


Mario L. Bezerra
Nasceu em 1966 no Rio de Janeiro. Aos 15 anos começou a
aprender os fundamentos da técnica de construção de instrumentos de cordas
com Guido Pascoli e seu assistente Orlando Ramos, sob cuja orientação chegou a
produzir dois elogiados quartetos (quatro violinos, duas violas e dois violoncelos).
A partir de 1985 passou a se dedicar à construção de violões, tendo trabalhado
inicialmente na oficina de Sergio Abreu, que sobre ele escreveu:
“Conheci Mario L. Bezerra através de seu mestre, o grande luthier Guido Pascoli,
que falava de seu discípulo com muito orgulho e carinho. Durante os cinco anos em
que trabalhou comigo pude comprovar pessoalmente o talento e a dedicação a que
se referia o mestre Pascoli. Agora, com uma carreira solidamente estabelecida aqui
no Brasil, os instrumentos de Mario Bezerra têm sido elogiados por sua sonoridade
potente e claramente definida, bem como pela igualdade e pelo equilíbrio obtido
entre as cordas do violão. Não tenho dúvidas de que seu nome terá um lugar
garantido na história da lutheria brasileira.”


Rogério dos Santos,
Se dedica ao ofício desde os 17 anos. Com apuro e muita sensibilidade esse carioca, que teve a sua formação feita na Oficina-escola de Luteria, montada pelo mestre Guido Pascoli na extinta Fundação  Funarte. 
Conheça toda a história pelo link: http://www.violoesrogeriosantos.com.br/historia.html

Luiz Bellini,
Brasileiro fabricante de violino Luiz Bellini não imaginava o tipo de sucesso que acompanha o seu caminho como um fabricante do violino quando ele decidiu que esta seria sua profissão
Conheça toda a história pelo link: http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.violinist.com/blog/Alfram/20113/12158/&prev=/search%3Fq%3Dguido%2Bpascoli%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1440%26bih%3D707%26prmd%3Divnso&rurl=translate.google.com.br&twu=1&usg=ALkJrhgMBQOly4E6OxtHQjPiMJlCCk7xIg